Bookmark and Share
Associe-se
Selecione um formulário:
Receba nosso boletim

Tamanho da letra Diminuir Letra Aumentar Letra
“Desânimo” com pré-sal é pressão de lobistas

O ex-deputado federal Ricardo Maranhão, que é conselheiro da AEPET, contesta as notícias de um suposto “desânimo” que teria se instalado no Parque Tecnológico da UFRJ por conta de “indefinições ligadas ao pré-sal”. Maranhão alerta para interesses de lobistas, que vêm fazendo pressão pela realização de mais leilões.

“Uma coisa é o interesse das multinacionais, de conquistar reservas e atender a demanda dos países ricos, onde estão suas matrizes. Já o interesse do Brasil é produzir em ritmo compatível com a capacidade dos fornecedores nacionais, agregar valor e impedir doença holandesa (valorização cambial) que já está afetando nossa indústria”.

Maranhão espera que o governo brasileiro não se deixe intimidar “por essa pressão gigantesca” e lembra que os pesquisadores do Centro Tecnológico da UFRJ têm muito trabalho a desenvolver a partir das operações que já estão em curso.

“Há muitas áreas que já foram leiloadas e demandam pesquisas. Pelas características do pré-sal, distante da costa, em águas profundas, tudo se torna um grande desafio tecnológico, pois a produção se dá mediante pressões e temperaturas elevadas, em alto mar, exigindo materiais resistentes à corrosão. A operação libera também muito gás carbônico e gás sulfídico, este último capaz de matar rapidamente por asfixia”, pondera o conselheiro da AEPET, lembrando que também as bricas e tubulações utilizadas nessas condições precisam ser especiais. “No que tange à logística, há outro campo imenso para a pesquisa. Fala-se em plataformas intermediárias de apoio, devido à distância da costa”.

Maranhão criticou os dirigentes da Shell, que vêm apostando no Brasil como grande exportador de petróleo bruto. “Venezuela, Irã, Iraque e outros grandes exportadores não são países ricos e desenvolvidos”, resumiu.

Parceiros

AEPET AMBEP APAPE APASPETRO ASTAIPE

 

ASTAPE ASPENE FENASPE PETROS
 

AEPET-BR

Av. Treze de Maio, 23 - sala 537

Centro, Rio de Janeiro / RJ - CEP 20031-920

Telefones: (21) 8487-8501 / (21) 8487-8504