Bookmark and Share
Associe-se
Selecione um formulário:
Receba nosso boletim

Tamanho da letra Diminuir Letra Aumentar Letra
NOSSA LUTA CONTINUA (PARTE 07)

NOSSA LUTA CONTINUA


Paulo Teixeira Brandão - Conselheiro Deliberativo da Petros
Eleito pelos Participantes


Comentários sobre informações contidas nas Demonstrações Financeiras da Petros referentes a 2011.

Nº 06/2012 - 1- Títulos do Governo tornados líquidos a mercado.

                          2- Segregação por Plano do Fundo Administrativo


1 - “A administração da Fundação manifesta a intenção de manter estes títulos até seus respectivos vencimentos, dispondo, para tanto, de capacidade financeira, como tem sido atestado por ocasião da elaboração de sua Política de Investimentos.


Anualmente são elaborados estudos gerenciais internos com software de "gestão de ativos e passivos" (ALM), que simulam cenários confrontando os fluxos esperados de receitas (financeiras e previdenciais) e de despesas previdenciais , com as necessidades de liquidez dos planos administrados pela PETROS, no curto, médio e longo prazos.”


Comentário: Trata-se dos títulos do governo que foram convertidos de resgate “no vencimento” para “a mercado” tornando-os líquidos e para resgate de acordo com o que for estabelecido pelo Conselho Deliberativo de acordo com o estabelecido nas “Políticas de Investimentos” e em atendimento ao fluxo de CAIXA necessário para cumprimento dos compromissos da Fundação no médio e longo prazos.


2 –“O Fundo Administrativo totalizava em 31 de dezembro de 2011 o montante de R$1.064.346 mil (R$ 1.175.298 mil em 31 de dezembro de 2010). Sendo que ele já esteve em 1,2 bilhão. Caiu porque teve que pagar 180 milhões pela ação Daniel Dantas, que, ao nosso ver é responsabilidade da Petrobras.”



Comentários: Por determinação tomada pelo Conselho Deliberativo da Petros ( agora uma determinação da nova legislação) os fundos administrativos serão segregados por Plano administrado. Assim sendo, não deverá permanecer o subsidio do Fundo Global para planos insubsistentes.


Verificou-se ainda que cerca de 98% do patrimônio formador do Fundo Administrativo atual pertence ao Plano Petros Petrobras BD e o restante aos demais, inclusive, ao Plano Petros 2.

Parceiros

AEPET AMBEP APAPE APASPETRO ASTAIPE

 

ASTAPE ASPENE FENASPE PETROS
 

AEPET-BR

Av. Treze de Maio, 23 - sala 537

Centro, Rio de Janeiro / RJ - CEP 20031-920

Telefones: (21) 8487-8501 / (21) 8487-8504